COMENTÁRIO CRÍTICO


Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Recursos para Alunos com Necessidades Educativas Especiais

 
 

O artigo “Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Recursos para Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) ” de Mara Lúcia Cruz, alerta-nos para os cuidados e passos a seguir sempre que estamos diante de pessoas com NEE, porque cada vez mais o número de utilizadores portadores de deficiência aumenta, sejam elas físicas ou psicológicas. Estes utilizam os computadores e internet como meio de aprender de forma informal ou frequentando cursos à distância. Para que retirem benefícios destes novos ambientes virtuais é necessário que estejam desenvolvidos e adaptados novos sistemas de acordo com AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), devido a este sistema possuir ferramentas que facilitam a leitura a pessoas com dificuldades visuais e programas adaptados para pessoas com dificuldades auditivas e verbais.

Mas para retirar o máximo beneficio destes ambientes, é necessário que todos os intervenientes que se encontram em contato com pessoas com deficiência tenham o cuidado de quando registam essas pessoas indiquem o grau da sua deficiência e dificuldade, porque os recursos existentes por si só não ajudam a que toda a informação chegue ao destinatário como ponto de aprendizagem, devido a ser muito importante um apoio pedagógico que enalteça a atitude do educando. Assim os docentes devem exercer uma participação ativa que apele ao diálogo, debate, trabalho colaborativo e participação do educando, conseguindo dessa forma, fornecer ao educando meios para se tornar mais autónomo e criativo.

Baseando-me na minha experiência pessoal, os novos ambientes virtuais de aprendizagem, são cada vez mais uteis para se conseguir ajudar os educandos a superar dificuldades de alfabetização, interação e autoestima, devido a existir uma comunicação interativa, assíncrona e síncrona (ex.: chats, Skype e videoconferência).

Como menciona Santos, cada vez mais é necessário aumentar locais interativos que incorporem um conjunto de funções como a intertextualidade, intratextualidade, multivocalidade, mixagem, facilidade de em aceder a sons, símbolos e textos que proporcionem atividades lúdicas. Conseguindo dessa maneira, superar as barreiras que nos separam das pessoas com NEE.
 
 
Bibliografia:


Monteiro, A. Moreira, A.J; Almeida, A.C. (2012). Educação Online, pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. De facto Editores: Santo Tirso.


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