Objetos multimédia na escola, sim? Como utilizá-los de forma pedagógica?



Atualmente as novas tecnologias estão presentes em qualquer lugar que frequentemos. As salas de aula também são contempladas com esta nova era da tecnologia. Com a integração das novas ferramentas tecnológicas nas salas de aula, existe a necessidade de aumentar e desenvolver novas competências pedagógicas, no sentido de auxiliar a aprendizagem (sendo mais uma evolução no processo de ensino-aprendizagem, seja este ensino presencial, b-learning ou elearning). Com esta evolução tecnológica, os estudantes de hoje são nativos digitais. Ou seja, trabalham bem ou muito bem com as novas ferramentas digitais. 
Através da inclusão das novas tecnologias nas salas de aula, pode-se conseguir colmatar a lacuna existente no amplo grupo de alunos desmotivados das aulas. Desta forma, os docentes têm de definir estratégias e adequar os conteúdos programáticos (alteração no papel tradicional do docente, pois terá que planear que tipo de objetivos multimédia implementar, de forma a estimular a aprendizagem), no sentido de captar a atenção do aluno e conseguir atingir o seu objetivo (aquisição de conhecimento por parte do aluno a nível cognitivo, psicossocial e socioeconómico). Essas estratégias não devem passar só pela aquisição de material tecnológico por parte das escolas, mas sim implementa-los no currículo, serem ferramentas colaborativas para tornarem as aulas mais dinâmicas, enriquecendo as mesmas com texto, som, imagem e web 2.0. Contudo, o papel do professor é insubstituível, visto que, ele é o condutor/orientador do processo de aprendizagem. É ele que cria a ponte entre a escola e a realidade (trabalhando os pontos de curiosidade, para que seja necessário, os alunos efetuarem pesquisas).
Assim, os docentes devem estabelecer objetivos multimédia para preencherem alguns pré-requisitos como:
  • os objetivos devem ser claros (o que se pretende que seja adquirido);
  • quais as vantagens/desvantagens dos media;
  • planeamento das atividades e avaliação da aprendizagem implementada.

Tudo isto, leva a uma participação ativa por parte do aluno, de forma a adquirir o conhecimento pretendido.
Cada vez mais são utilizados os “Digital storytelling”, pois são ferramentas digitais que permitem compartilhar aspetos diários da vida, fazendo uso das ferramentas tecnológicas, porém, é necessário ter-se algum cuidado, de forma a tornar os conteúdos apelativos, ou seja: captar atenção e despertar o interesse de todos. Porém, para se conseguir ser apelativa e adequar o tempo ao público-alvo é preciso ter bastante cuidado com a duração de cada uma. Esta ferramenta possui bastantes benefícios, como: tornar o ensino mais apelativo, trabalhar áreas a nível de literacia, tecnologia, assim como competências a nível de pesquisa e organização.

O uso da internet no ambiente escolar veio alterar a forma como se ensina/aprende, pois introduziu novas técnicas de acesso, pesquisa, criação e partilha de informação. Logo o docente tem de orientar o aluno perante a vasta informação que vai encontrar, de forma a que se consiga interpreta-la e contextualiza-la.
A forma como o aluno constrói o seu conhecimento, veio criar novos desafios à escola, pois nos dias de hoje é necessário educar os jovens para os media (a televisão, a Internet, entre outros). Desta forma, verifica-se também, que o aluno necessita de incentivo, pois ele passou de apenas recetor de informação, a criador. De forma a que o aluno ganhe experiência com esta nova dimensão multimédia, é necessário que ele contribua com informação e seja bastante apoiado pelo professor, ensinando-o a interpretar essa mesma informação e a retirar dela, apenas e só, o que é importante.

Em suma, as novas tecnologias, entraram na vida Humana e no processo de ensino-aprendizagem, isso é ponto assente, agora, torna-se pertinente formar professores e técnicos de educação para a utilização destas novas ferramentas dentro da sala de aula, tal como surgiram alterações em outros tempos, nomeadamente, na época da “pena e da ardósia”, em tempos eram a nova tecnologia, independentemente de não serem tecnológicos, o importante e não esquecer os recursos que se antecederam e aprender a evoluir com os que vão surgindo.


Bibliografia:

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Moreira, J. A. & Monteiro, a. (Orgs.) (2012). Ensinar e Aprender Online com Tecnologias Digitais: Abordagens Teóricas e Metodológicas. Porto: Porto Editora. Disponibilizado na plataforma da UC: As TIC em Ambientes Educativos.
Yuksel, Pelin. Educational Uses of Digital Storytelling Around the World. Disponibilizado na plataforma da UC:As TIC em Ambientes Educativos.
Digital storytelling. Acedido em https://en.wikipedia.org/wiki/Digital_storytelling
Barra, Valdeniza Maria Lopes. A lousa de uso escolar: traços da historia de uma tecnologia da escola moderna. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, nº 49 p.121-137, jul/set.2013. Editora UFPR. Acedido em http://www.scielo.br/pdf/er/n49/a08n49.pdf .

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