MEDIA, MODOS E APRENDIZAGEM
Segundo
a investigação de Mayer (2001, p. 184), existem sete princípios multimédia que
devem ser incluídos na criação de um documento multimédia, de forma a este
possuir mais qualidade:
Princípio Multimédia:
os alunos aprendem melhor a partir de palavras com gráficos ou imagens do que
de palavras isoladas.
Princípio de contiguidade espacial:
os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são
apresentadas lado a lado na página ou no ecrã.
Princípio da contiguidade temporal:
os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são
apresentadas em simultâneo em vez de sucessivamente.
Princípio da coerência:
os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são
excluídos em vez de incluídos.
Princípio da modalidade:
os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração sonora em vez de animação
e texto no ecrã.
Princípio da redundância:
as pessoas têm uma capacidade limitada para processar material visual e
auditivo que é apresentado simultaneamente, portanto, os alunos aprendem melhor
a partir de animação e narração do que uma combinação de animação, geração e
texto no ecrã.
Princípio das diferenças
individuais: os efeitos do desenho são mais fortes
para alunos com baixos conhecimento do que alunos com muitos conhecimentos, e
para alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos de baixa
capacidade espacial (Nota: A habilidade espacial é a capacidade mental para
gerar, manter e manipular imagens visuais).
Comentário:
Com
o surgimento dos media, a sociedade ganhou novas formas de interagir com a população
existente no mundo. Assim como na área da educação surgiam métodos mais
apelativos para cativar atenção/interação dos alunos com professores, devido a
cada individuo possuir característica e formas de aprender distintas. Com estes novos métodos atenuam-se as
diferenças em diferentes ambientes de aprendizagem.
Bibliografia:
Fahy,
P (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online.
Documento disponibilizado na UC de Educação e Internet. Recurso disponível em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562
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