MEDIA, MODOS E APRENDIZAGEM








Segundo a investigação de Mayer (2001, p. 184), existem sete princípios multimédia que devem ser incluídos na criação de um documento multimédia, de forma a este possuir mais qualidade:

Princípio Multimédia: os alunos aprendem melhor a partir de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas.

Princípio de contiguidade espacial: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas lado a lado na página ou no ecrã.

Princípio da contiguidade temporal: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas em simultâneo em vez de sucessivamente.

Princípio da coerência: os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos.

Princípio da modalidade: os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração sonora em vez de animação e texto no ecrã.

Princípio da redundância: as pessoas têm uma capacidade limitada para processar material visual e auditivo que é apresentado simultaneamente, portanto, os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã.

Princípio das diferenças individuais: os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimento do que alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos de baixa capacidade espacial (Nota: A habilidade espacial é a capacidade mental para gerar, manter e manipular imagens visuais).

Comentário:
Com o surgimento dos media, a sociedade ganhou novas formas de interagir com a população existente no mundo. Assim como na área da educação surgiam métodos mais apelativos para cativar atenção/interação dos alunos com professores, devido a cada individuo possuir característica e formas de aprender distintas.  Com estes novos métodos atenuam-se as diferenças em diferentes ambientes de aprendizagem.


Bibliografia:

Fahy, P (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online. Documento disponibilizado na UC de Educação e Internet. Recurso disponível em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562
 

Comentários

Mensagens populares