INTEGRAÇÃO DAS TIC NA BIBLIOTECA ESCOLAR





A Biblioteca Escolar (BE), revela um papel de particular importância na construção de leitores e utilizadores capazes de enfrentar as diferentes áreas do saber e de conseguir construir o seu próprio conhecimento. Porém, encara-se com um novo paradigma face à sociedade de informação e comunicação. A realidade da BE como repositório de documentos, com um atendimento pouco abrangente alterou-se, a realidade social modificou-se e os utilizadores têm necessidades diferentes. Pode-se afirmar que, atualmente, este espaço assume o papel de referência na instituição Escola, como centro facilitador e mediador da diversidade de saberes, potenciando a capacidade de enfrentar os desafios da era da comunicação.

A BE desde a criação Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em 1997, adotou um papel fundamental na exploração das novas TIC, direcionando-se para o público alvo (professores e alunos). “A integração das TIC na biblioteca constitui um meio indispensável para levar à prática aquelas transformações e facilitar a sua articulação com a totalidade da escola, criando uma oportunidade única das bibliotecas escolares se afirmarem como espaços privilegiados de informação e educação dentro dos estabelecimentos de ensino…”, tendo como missão desenvolver competências de aprendizagem e imaginação nos estudantes, conseguindo dessa forma  que professores e alunos atinjam níveis elevados de literacia, leitura, aprendizagem e competências no domínio das TIC, apesar de este modelo ainda não ser uniforme e idêntico, derivado a falta de um conhecimento sistemático perante o papel das TIC, consegue-se identificar as lacunas existentes através do levantamento de questões como:

De que forma os Professores Bibliotecários integram as TIC na Biblioteca Escolar?

Os professores bibliotecários, além da sua formação ser em variadas áreas e níveis de ensino, são profissionais capacitados para exercer uma função bastante ampla e exigente, pois consegue-se identificar três fatores que ajudam no desenvolvimento dessas capacidades: informação e estudo de bibliotecas (baseia-se na seleção, organização, utilização de informação social registada), ensino (o papel de educadores que estes possuem) e gestão (responsabilidade pela administração diária da biblioteca).

Com este quadro de constantes mudanças/adaptações tanto da BE como do professor bibliotecário, verifica-se a introdução de novos domínios e técnicas, conseguindo alcançar um trabalho de parceria/colaborativo, sendo consequência de pesquisas, seleção e tratamento de informação, sempre com a finalidade de uma evolução educativa.

Assim vão surgindo propostas de intervenção, que serão favoráveis para um maior desenvolvimento do meu ponto de vista , das TIC nas bibliotecas, como: recolher um conjunto de atividades desenvolvidas com recurso às TIC, que tenham alcançado resultados positivos em determinada BE, de forma a tentar aplicar e obter resultados idênticos em outras escolas; identificar as dificuldades/necessidades do professor bibliotecário em aplicar as ferramentas Web 2.0 de forma a alcançar uma utilização mais interativa na dinamização da BE, em varias vertentes.

Bibliografia: 
Conde, Elsa. Integração das TIC na Biblioteca Escolar. Acedido em https://www2.uab.pt

Vídeo Complementar: 

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